Fundamentos de Copywriter
Metodologia de Trabalho
Copywriting é a técnica de criação de conteúdo, produção de textos persuasivos centrada em uma escrita eficiente e envolvente.
É executada a partir de uma série de estruturas e métodos diferentes, mas com o mesmo objetivo: capturar o receptor da mensagem.
O copywriter utiliza técnicas específicas, com palavras certas para construir uma argumentação que busca despertar no leitor o interesse de fazer uma escolha.
Essa escolha pode ser a de concordar com uma ideia, entrar em contato com uma empresa, solicitar um orçamento, assinar um newsletter, ou diretamente efetivar uma compra.
Todo discurso de venda que se preze deve passar por uma construção linguística alinhada. Escolher as palavras certas para se obter uma comunicação precisa que cause impacto na sua audiência, que consiga atingir o seu coração.
Entender o passado, presente e o que se espera. O que já foi feito, como e quando. Qual a finalidade do produto ou benefício.
Entender o passado, presente e o que se espera. O que já foi feito, como e quando. Qual a finalidade do produto ou benefício.
É preciso ter um conhecimento prévio sobre o problema. Estudar de forma prévia os problemas e dores do público, dialogar na mesma linguagem.
São as colocações clássicas que os clientes dão para não fazer uma compra (“está muito caro”, “não tenho tempo”, “isso não é para mim”).
São as colocações clássicas que os clientes dão para não fazer uma compra (“está muito caro”, “não tenho tempo”, “isso não é para mim”).
São elementos psicológicos usados na comunicação persuasiva que facilitam e aceleram a tomada de decisão na mente do público (comprar por exemplo).
Frase de impacto que costuma iniciar qualquer material escrito no universo do Marketing Digital. Deve ser chamativa o suficiente para continuar a leitura.
Frase de impacto que costuma iniciar qualquer material escrito no universo do Marketing Digital. Deve ser chamativa o suficiente para continuar a leitura.
Significa chamada para ação. É um comando dado para que as pessoas tomem uma atitude: clicar, comprar, comentar, compartilhar.
Esse acrônimo significa Atenção, Interesse, Desejo e Ação, que devem ser desenvolvidos e aplicados em todos os textos.
Esse acrônimo significa Atenção, Interesse, Desejo e Ação, que devem ser desenvolvidos e aplicados em todos os textos.
Avatar ou público alvo. É a soma das características que formam o perfil do seu cliente ideal, aquela pessoa que compra seu produto.
O valor, o poder da palavra escrita, quando utilizado de forma eficaz é extremamente persuasivo e influente em comparação com a imagem.
Ao longo da história existem exemplos e argumentos que sustentam essa perspectiva.
Um texto bem escrito tem o poder de persuadir, argumentar e comunicar de maneira profunda e sutil. Ao contrário de uma imagem estática, pode apresentar informações, evidências e julgamentos complexos que podem influenciar as decisões das pessoas.
Um texto pode conter uma quantidade significativamente maior de informações do que uma imagem, têm a capacidade de criar narrativas envolventes como, por exemplo:
A Bíblia, o Evangelho Sagrado: é um dos textos mais poderosos da história, tendo uma influência profunda na moral, ética, religião e cultura em todo o mundo.
Rádio, a narração: o ato de escutar partidas de futebol na rádio é um exemplo clássico de como a palavra pode superar a imagem, especialmente quando se trata de transmitir informações desenvolvidas, emoções e uma narrativa envolvente.
Ao longo da história, inúmeras figuras literárias, escritores, poetas e oradores demonstraram o poder das palavras escritas para moldar a sociedade, provocar mudanças e inspirar a humanidade. Exemplos incluem discursos como “I Have a Dream” de Martin Luther King Jr. e obras literárias como “1984” de George Orwell.
Uma xícara de café muitas vezes desempenha um papel importante em diversas situações, desde a realização de negócios até a resolução de problemas e momentos de paz. Oportunidade valiosa para discutirmos nossas ideias e como podemos atender melhor às suas necessidades.